O Curso

O curso de Pós Graduação em Psicologia Hospitalar e da Saúde, é realizado através da parceria entre FATECPR e o IPV. Visa a atender a uma necessidade do mercado de trabalho cuja a complexidade dos progressos da área da saúde e da ciência, seja em hospitais ou clínicas, tem provocado a necessidade de um aperfeiçoamento teórico-técnico dos psicolólogos, no que diz respeito a uma prática da atenção à saúde mais humanizada. Localizar e compreender aspectos subjetivos e institucionais que atravessam o processo de adoecimento, lançar mão de estratégias de resolução de conflitos que permeiam a rotina dos atendimentos favorecendo uma assistência pautada na integralidade se faz iminente na contemporaneidade. O presente curso de Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar e da Saúde busca formar profissionais qualificados na área, atendendo a demanda do mercado cada vez mais exigente. 

 

 

Módulo 1: Instituições de saúde no Brasil e no mundo

Módulo 2: A Psicologia da saúde

Módulo 3: Psicologia Hospitalar: teorias e possibilidades

Módulo 4: Psicologia Perinatal

Módulo 5: Saúde Mental

Módulo 6: Cuidando de quem cuida: a saúde do trabalhador

Módulo 7: Técnicas grupais em contexto de saúde

Módulo 8: Avaliação psicológica como recurso para a promoção de saúde

Módulo 9: Princípios básicos em psicopatologia e psicofarmacologia

Módulo 10: Humanização

Módulo 11: Metodologia de Pesquisa

Módulo 12: A criança e o adolescente no hospital

Módulo 13: Distúrbios alimentares, obesidade e cirurgia bariátrica: avaliação e intervenção

Módulo 14: Paciente cirúrgico

Módulo 15: Transplante de órgãos

Módulo 16: Psico-oncologia

Módulo 17: UTI e cuidados paliativos

Módulo 18: O quinto sinal vital: Identificação, caracterização e intervenções possíveis

Módulo 19: Visitas técnicas

Módulo 20: Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso

 

 

Objetivos

• Oferecer substrato teórico e estimular o pensamento crítico dos profissionais em sua prática na área da saúde e inserção institucional, bem como no que tange a sua função nas equipes multiprofissionais;

 

• Capacitar os profissionais para a implementação de estratégias humanizadas de assistência nas instituições em que estejam inseridos, na rede de saúde- pública e privada- junto aos usuários, familiares e equipe de saúde;

 

• Instrumentalizar os estudantes para acessar a rede de saúde pública a partir do conhecimento de sua organização e funcionamento.

 

• Proporcionar o contato com professores inseridos em instituições que já possuam serviços de psicologia implementados, possibilitando a troca de experiências.

 

• Estimular a produção de material de pesquisa e artigos acadêmicos.

 

 

Coordenação

Schwanny Roberta Costa Rambalducci Mofati Vicente: Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui Pós-Graduação Latu sensu em Psicologia Hospitalar e da Saúde (Faculdade de Ciências e Educação do Espírito Santo - UNIVES em parceria com o Instituto Pedagógico de Vitória - IPV), curso de formação em atendimento clínico em Terapia Comportamental e graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Vitória (2010).

Atualmente, trabalha como psicóloga clínica. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto emocional (estresse, ansiedade e depressão), coping, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, desenvolvimento infantil,  hospitalização infantil e psicologia da saúde.

 

 

Horário: Um final de semana por mês (Sábado e Domingo) das 8:00 às 18:00hs

Carga Horária: 400hs , sendo 360hs de conteúdo téorico e 40 horas de visitas técnicas supervisionadas em instituiçãoes conveniadas. 

Amparo Legal: Resolução CNE/CES Resolução nº 01, de 08 de junho 2007 

Duração: 20 meses

 

Maiores informações : (27) 3315-5254 / (27) 99878-1919 / (27) 98158-3799