O Curso

O curso de Pós Graduação em Psicologia Hospitalar e da Saúde, é realizado através da parceria entre FATECPR e o IPV. Visa a atender a uma necessidade do mercado de trabalho cuja a complexidade dos progressos da área da saúde e da ciência, seja em hospitais ou clínicas, tem provocado a necessidade de um aperfeiçoamento teórico-técnico dos psicolólogos, no que diz respeito a uma prática da atenção à saúde mais humanizada. Localizar e compreender aspectos subjetivos e institucionais que atravessam o processo de adoecimento, lançar mão de estratégias de resolução de conflitos que permeiam a rotina dos atendimentos favorecendo uma assistência pautada na integralidade se faz iminente na contemporaneidade. O presente curso de Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar e da Saúde busca formar profissionais qualificados na área, atendendo a demanda do mercado cada vez mais exigente. 

 

Objetivos

• Oferecer substrato teórico e estimular o pensamento crítico dos profissionais em sua prática na área da saúde e inserção institucional, bem como no que tange a sua função nas equipes multiprofissionais;

 

• Capacitar os profissionais para a implementação de estratégias humanizadas de assistência nas instituições em que estejam inseridos, na rede de saúde- pública e privada- junto aos usuários, familiares e equipe de saúde;

 

• Instrumentalizar os estudantes para acessar a rede de saúde pública a partir do conhecimento de sua organização e funcionamento.

 

• Proporcionar o contato com professores inseridos em instituições que já possuam serviços de psicologia implementados, possibilitando a troca de experiências.

 

• Estimular a produção de material de pesquisa e artigos acadêmicos.

 

Coordenação

Fernanda Stange Rosi: Psicanalista. Mestranda em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo; Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde pelo Instituto Pedagógico de Vitória; Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou como psicóloga perinatal, na UTIN e como preceptora no Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM), em hospitais da rede privada de saúde e também na Apae de Vitória-ES. 

 

Natália Salviato Nespoli do Val: Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida-RJ, Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade pela FMHC-USP, Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua em equipe multiprofissional em serviço de atendimento ao paciente obeso em instituição privada e integrou equipe multiprofissional em Instituto de Cirurgia Bariátrica na cidade Vitória-ES. 

 

 

Horário: Um final de semana por mês (Sábado e Domingo) das 8:00 às 18:00hs

Carga Horária: 400hs , sendo 360hs de conteúdo téorico e 40 horas de visitas técnicas supervisionadas em instituiçãoes conveniadas. 

Amparo Legal: Resolução CNE/CES Resolução nº 01, de 08 de junho 2007 

Duração: 20 meses

 

 

Maiores informações : (27) 3315-5254 / (27) 99878-1919 / (27) 98158-3799