O curso 

Desde 2002, o Instituto Pedagógico de Vitória- IPV operacionaliza o Curso de Mestrado em Ciências da Educação em parceria com divesas Universidades estrangeiras. Buscando formar pesquisadores/docentes capazes de buscar soluções, questionar e refletir sobre questões teóricas e práticas da Educação, produzir novos e significativos conhecimentos e contribuir positivamente para a resolução dos problemas educacionais em diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino.

A partir de 2018 o Instituto Pedagógico de Vitória aliou-se a Unixavier para ofertar o Curso de Mestrado multicampi em Educação no estado do Espirito Santo. Constituindo–se  um momento privilegiado de articulação do conhecimento científico do aluno com bases de reflexão e busca de encontros com novos olhares teórico-práticos, construindo uma postura profissional de contínua reflexão, estudo, questionamento e crítica, bem como de habilidades de busca, observação e investigação como base para a formação cultural e científica de pesquisador frente a demandas da área de educação.

 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO é administrado na modalidade semipresencial. com base no Parecer do Ministério de Educação e Cultura - MEC CNE/CES 462/2017, ofertando em encontros presenciais na modalidade trimestral, a serem realizadosnos em pólos credenciado da universidade, em um total de 10 encontros presenciais.

A formação de Pós-Graduação em Educação oferta 40 créditos à distância, realizados em pesquisas orientadas por professores doutores, e 34 créditos presenciais realizados nos 10 encontros obrigatórios.

Os encontros obrigatórios serão realizados contando com a presença de educadores referência, a fim de subsidiar ferramentas e práticas avançadas em educação.

 

Área de concentração

O domínio priorizado para a pesquisa no CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO, converge para a ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EDUCAÇÃO. A escolha dessa área visa proporcionar a formação do profissional docente e do PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO, contribuindo de maneira singular para o avanço da produção científica das práticas educativas. A administração multicampi do CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO entende a educação como prática cultural em diversos espaços de aprendizagem e níveis de formação. 

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO oferece formação de mestes, em onze linhas de pesquisa:

1. Gestão Educacional;

2. Educação e Comunicação;

3. Educação e Saúde Pública;

4. Educação e Formação;

5. Educação e Filosofia;

6. Educação e Sociedade;

7. Educação e Direito;

8. Educação para Ensino na Área de Saúde;

9. Educação, Ciências Políticas e Sociedade;

10. Educação para Ensino de Contabilidade e Finanças;

11. Educação e Medicina Laboral. 

 

Núcleo Básico 

  • Educação Brasileira
  • Fundamentos de Epistemologia e Metodologia da Pesquisa
  • História da Educação
  • Psicologia da Educação
  • Políticas Públicas e Formação do Professor
  • Educação, Cultura e Formação do Professor
  • EAD: Fundamentos e Linguagem
  • Educação, Cultura e Linguagem
  • Politicas Públicas de Educação e Comunicação
  • Educação e Mídia  

 

Perfil

O CURSO DE EDUCAÇÃO trabalha com dois tipos de público-alvo:

  • Profissionais da educação portadores de diplomas de graduação de cursos de licenciatura;
  • Outros profissionais com diploma não apenas de cursos de licenciatura e de bacharéis, conforme interesses específicos para abordagem da Educação. Este segundo tipo de público se deve à oportunidade de desenvolver uma qualificação nas possibilidades de pesquisa e desenvolvimento de competências.

 

Objetivos

 Proporcionar condições teóricas, metodológicas e epistemológicas para a formação de pesquisadores/docentes na área da educação; fomentar a pesquisa educacional, tendo como foco a realidade municipal, regional e/ou nacional e no horizonte o direito público subjetivo à educação em uma sociedade mais democrática e igualitária; oferecer a formação inicial para a docência no ensino superior na área da educação e/ou quadros para a administração universitária, preservando-se neste processo formativo a articulação necessária entre ensino, pesquisa e extensão na vida acadêmica local e nacional, de maneira a apontar o sentido e estabelecer canais de comunicação e circulação de saberes e a responsabilidade social da produção científica, bem como da sua socialização; realizar pesquisas que possam subsidiar a concepção, implantação e avaliação das políticas públicas na área da educação, com ênfase nos âmbitos local e regional. O CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO, ofertado na modalidade multicampi, tem como objetivo geral desenvolver pesquisas e estudos avançado no campo educacional.

 

Reconhecimento

  • Nível: Mestrado
  • Código do Curso: 27002012003M1
  • Nota do Curso: 4
  • Data da Recomendação: 30/07/2009
  • Créditos em Disciplinas para Titulação: 20
  • Créditos em Trabalhos de Conclusão para TItulação: 18
  • Outros Créditos para Tirulação: 4
  • Equivalência Hora-Aula/Crédito: 15

 

Aulas mensais aos sábados: 08:00 às 18:00hs

E demais atividade acadêmicas serão online

Duração: 30 meses

 

Este Mestrado é operacionalizado pelo IPV por meio de um convênio com a Unixavier, sediada na cidade de Goiânia - GO.

 

 

Maiores informações: (27) 3315-5254 / (27) 99878-1919 / (27) 98158-3799