O curso

 

O Curso de Especialização em Direito Eletrônico, é resultado de uma parceria entre FATECPR e o IPV. Se propõe formar estudantes conteúdos atualizados de ordem teórica e prática, aprofundando o nível de conhecimento em Direito Digital e matérias correlatas com a área processual. Pois, como aprender Direito Constitucional sem ter aulas específicas sobre o direito à privacidade e o monitoramento online? Ou mesmo sobre a questão da liberdade de expressão e a vedação do anonimato em uma época em que é comum a ocorrência de ofensas digitais e crimes contra honra em redes sócias. Como aprender Direito do Trabalho sem ser orientado sobre qual a possibilidade jurídica de uso de um e-mail organizacional como prova? Ou da utilização da Wi-Fi da organização para acessar redes sociais durante o horário do expediente e suas consequências na vida funcional do empregado mal informado. Finalmente como aprender Direito Empresarial sem que seja feita qualquer menção ao comércio eletrônico, às tendências de serviços pelo celular, tais como móbile banking, entre outros. Assim, busca-se priorizar e explicitar o embasamento teórico que recobre os impactos da sociedade da informação e os conflitos decorrentes da sua interação com o Direito, para em seguida estudar sua aplicação  no contexto jurídico brasileiro

Por isso, propomos a realização da Pós Graduação em Direito Eletrônico objetivando formar profissionais que irão se destacar no mercado de trabalho e estarão prontos para os novos desafios que o Direito moderno nos apresenta em meio aos avanços tecnológicos da sociedade pós moderna.

 

Objetivos

Estudar temas jurídicos ligados ao Direito Eletrônico e áreas correlatas; Analisar as formulações teóricas recentes sobre o tema; Pesquisar novos institutos e as reformas do direito brasileiro visando acompanhar os novos avanços da sociedade da informação.

 

Coordenação

 

Eduardo Pinheiro Monteiro 

Mestrando em Políticas Públicas, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, Bacharel em Direito, Pós-graduado em Direito Eletrônico, MBA em Investigação Criminal com Ênfase em Crimes Virtuais (UFPI), Formado em Processamento de Dados (IFES), Fundador do Núcleo de Repressão aos Crimes Eletrônicos (NURECEL), Atuação como chefe de investigação na Delegacia de Crimes Eletrônicos (2000-2013), Representou a PCES nas Conferências Internacionais de Crimes Cibernéticos (2004, 2006 e 2008), Instrutor de 03 disciplinas da Academia de Polícia Civil (Crimes Virtuais, Segurança da Informação na Atividade Policial e Técnicas Avançadas de Investigação), Analista de Tecnologia do Jornal A Tribuna, Articulista da Revista Atual, Autor e Palestrante do projeto “Internet Segura para Adolescentes” e Co-autor do livro “Segurança da Informação: Como aumentar sua segurança no Mundo Digital (Editora IDB/2014).

 

Aulas quinzenalmente aos sábados: 08:00 às 18:00hs

Amparo Legal: Resolução CNE/CES Resolução nº 01, de 08 de junho 2007

Duração: 18 meses

 

 

Maiores informações: (27) 3315-5254 / (27) 99878-1919 / (27) 98158-3799